O que é Saúde Mental?
A saúde mental é definida como um estado ou condição em que um indivíduo sente uma sensação de bem-estar. Isso lhe dá a capacidade de viver a vida de acordo com o que deseja alcançar de acordo com os recursos disponíveis. Essa condição também fornece ao indivíduo a capacidade de ser resiliente aos estresses que encontra e de responder a esses desafios sem comprometer seu bem-estar. Isso também o torna produtivo e frutífero para si mesmo e para sua comunidade.
O bem-estar mental também pode ser definido como a falta de problemas ou distúrbios mentais. As pessoas que não apresentam comportamentos diagnosticáveis que possam se qualificar como transtorno mental são vistas como mentalmente saudáveis. Por exemplo, alguém que tem uma obsessão por coisas pode não necessariamente ter um transtorno mental como a obsessão. Assim, ele é dito ter bem-estar mental. Mas quando essa obsessão é combinada com a compulsão implacável de fazer o objeto da obsessão, a pessoa já pode ser diagnosticada com um transtorno mental chamado Transtorno Obsessivo-Compulsivo ou TOC.
Também pode ser visto como um elemento positivo na personalidade de um indivíduo que torna possível melhorar o bem-estar mental, independentemente de um transtorno mental diagnosticável. Esta definição abrange a capacidade de uma pessoa “viver a vida ao máximo”, responder bem ao seu ambiente através do uso consciente ou inconsciente de mecanismos de enfrentamento e ser capaz de equilibrar o bem-estar emocional e psicológico em relação ao fluxo constante de experiências.
Saúde mental em toda a cultura
A Organização Mundial da Saúde acredita que não existe uma definição única para saúde mental devido a diferenças culturais. O que poderia ser mentalmente saudável (ou comportamento aceitável) em uma cultura pode apresentar algo muito excêntrico em outra. Por exemplo, o comportamento canibal em algumas tribos que vivem em áreas remotas é altamente considerado uma prática religiosa, no entanto, na maioria do mundo urbanizado isso pode ser visto como bárbaro ou insano.
Perturbação na Saúde Mental
As anormalidades na saúde mental podem levar a uma série de problemas com várias representações. Algumas pessoas com doenças mentais têm comportamentos agressivos, enquanto outras são retraídas e carecem de interesse social. Cada tipo de transtorno tem seus próprios sinais e sintomas, portanto; o diagnóstico, bem como o tratamento, variam dependendo da natureza do problema de saúde mental.
Existem vários fatores que perturbam a saúde mental, incluindo: ambiente ou educação, composição biológica de uma pessoa, instruções pré-programadas nos genes, distúrbios médicos, experiências traumáticas como perda e abuso e abuso de substâncias. Embora um fator possa ser dominante do que o outro, todos eles contribuem para o desenvolvimento da maioria dos transtornos de saúde mental. Em alguns casos, um único fator pode ser suficiente para desencadear o transtorno, mas a maioria dos transtornos requer um acúmulo de experiência que desafia constantemente o bem-estar de uma pessoa.
O que preserva a saúde mental?
A preservação da saúde mental é altamente dependente da capacidade da pessoa de:
a) integrar-se em seu ambiente e lidar com suas tensões;
b) Alcançar um bom equilíbrio interno em sua personalidade que seja suficiente para dar um caráter estável;
c) criar uma boa perspectiva para limitaria os danos das experiências negativas.
Para algumas pessoas, um bom sistema de apoio, como uma família solidária ou um grupo social forte, pode funcionar bem para proteger a saúde mental.
Se você tem interesse em saber mais sobre saúde mental e temas que podem te auxiliar a alcançar uma VIDA MOTIVADA e mais feliz! Continue acompanhando os conteúdos do site.